segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Será o fim?

O Brasil e mais quatro países da América do Sul assumiram o compromisso de erradicar o trabalho infantil. A Agência Brasileira de Cooperação (ABC) vai repassar US$ 2 milhões, por cerca de dois anos, para que Brasil, Bolívia, Equador, Paraguai executem os projetos que propõem estratégias conjuntas para acabar com a exploração do trabalho de crianças e adolescentes.
Os cinco países se comprometeram a erradicar o trabalho infantil até 2.020, isto não vai depender do governo, mas dependerá das organizações e da conscientização de cada um. Não há números precisos sobre o trabalho infantil na Bolívia, no Equador, Paraguai e Timor Leste, no Brasil estes números chegam a 1,2 milhão de crianças e adolescentes de 5 a 13 anos em 2007.
A diretora do Programa Internacional para Erradicação do Trabalho Infantil, Michel Jankanish, elogiou o desempenho do Brasil no combate ao trabalho infantil. "Como parte do movimento pelo fim do trabalho infantil, o Brasil foi além. Essa cooperação [por meio dos projetos firmados hoje] é que permitirá o diálogo e o respeito pelas diferenças", disse.

Agora sim, será que nossos políticos resolveram cuidar do futuro da nação? Afinal que país é esse? Ou melhor, que países são esses? Que pessoas são essas? Pessoas que exploram fisicamente crianças e jovens? Quando é que poderemos ver crianças curtindo sua infância brincando de peão? Pega-pega? Esconde-esconde? O que nos falta é cobrar de nossos lideres para que o programa seja cumprido.

domingo, 18 de outubro de 2009

"Perdoai as nossas ofensas"

Alguém já parou para pensar o quanto é díficil o ato de perdoar? E o de pedir de desculpa?
Não importa em que situação você se encontre, ambos são extremamente complicados, pois exige de cada pessoa a capacidade de deixar o tão famoso orgulho de lado, ou até mesmo o medo.
Por se tratar de um blog que fala sobre atitudes, resolvi colocar algo sobre o assunto.
Esse é um tema que vêm sendo discutido durante séculos, desde mesmo a época de Jesus Cristo era dito que o ato de perdoar é uma das atitudes mais sublimes, que devemos, enquanto filhos e filhas de Deus perdoar a todos.
Contudo você perdoaria o assassino do seu filho ou filha? É fato que perdoar nos deixa mais leve, em paz, mas e se não conseguirmos passar por isso, o que fazer?
Resposta: Não há resposta. É algo que varia de pessoa para pessoa, é extremamente particular, é uma vivência única.
Algo que esta ainda mais ligado ao dia-a-dia das pessoas, é o ato de perdoar no namoro, esse é díficil não acham?
Seu namorado por um motivo ou outro fica com outra , então surge em sua cabeça uma série de pensamentos, por exemplo, se você não é boa o suficiente ou o que você fez de errado para ele procurar alguém fora do relacionamento, enfim, para piorar ele possui a ousadia de pedir perdão e reatar o namoro. O que fazer em uma situação dessas?
Dizendo pelo que já vivi, ou você tem a maturidade de realmente perdoar, e não tocar mais no assunto, ou deixa como esta e segue sua vida sem ele.
Pois do que adianta dizer que perdoa e sempre ficar naquela insegurança, ou em qualquer discussão que venham a ter, essa traição ser mencionada, essas atitudes apenas trarão mais aborrecimentos, e um relacionamento não é assim.
Quero deixar bem claro que a pessoa que traiu pode ser tanto o homem quanto a mulher, nós homens não somos os únicos a fazer isso.
É pensando nesses problemas do cotidiano, ouvindo relatos de amigos e amigas, e na própria história da humanidade, que eu pergunto:
Vocês teriam a atitude de pedir desculpa? Ou perdoariam de verdade, sem ficar relembrando nada?
Leitores do blog por favor sintam-se a vontade em comentar se algo não lhes agradar, ou se concordarem, enfim, o blog é de todos.

Diego Martins.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Responsabilidade Social



Essa atitude pode começar por você


Você já pensou que pequenas atitudes podem melhorar o nosso dia-a-dia, e nosso planeta? Pequenos gestos ajudam a conservar e preservar o meio ambiente.

Vale lembrar algumas dicas faceis que muitas vezes passam despercebidas por nós e que se cada um fizer sua parte com certeza daremos para nossos filhos e netos um mundo melhor para se viver.

Jamais jogue óleo de cozinha no ralo da pia; ele entope a canalização dos esgotos.
Uma alternativa é armazená-lo em garrafas de refrigerante e doá-lo para pessoas que fazem sabão caseiro.

Não jogue pilhas, baterias veiculares e de celular no lixo. Esses materiais contêm elementos tóxicos em sua composição que podem prejudicar o meio ambiente.

Desligue as luzes dos ambientes que não tem ninguém.

Substitua as lâmpadas principais da casa por lâmpadas fluorescentes compactas, consomem 75% a menos do que as convencionais.

Ao escovar os dentes, deixe a torneira da pia fechada, reabra no momento que for enxaguar a boca.

Evite banhos demorados. Na hora de passar o xampu e o sabonete, desligue o chuveiro. Um banho de 15 minutos em chuveiro elétrico consome 144 litros de água.

Uma torneira que pinga uma gota por minuto pode desperdiçar mais de 11340 litros por ano. E ainda aumenta a conta no final do mês.

Jamais use água para varrer a calçada e quintal. Utilize a vassoura. Se lavar a calçada ou o quintal com a torneira aberta por 15 minutos você consumirá cerca de 280 litros de água. Para lavar o quintal reaproveite a água do tanque ou da máquina de lavar.

Vamos cuidar do nosso lixo. A reciclagem é importante para o meio ambiente.

Veja abaixo uma lista com o tempo que demora a decomposição de alguns materiais.

1. Papel = 3 meses a 6 meses

2. Chiclete = 5 anos

3. Nylon = 30 anos

4. Casca de Frutas = 3 a 12 meses

5. Cigarro = 3 meses até 20 anos

6. Fralda Descartável = 600 anos

7. Madeira = 6 meses (em média)

8. Embalagem Longa Vida = mais de 100 anos

9. Pano = 6 meses a 1 ano

10. Lata de Aço = 10 anos

11. Plásticos = mais de 100 anos

12. Latas de Alumínio = mais de 1000 anos

13. Vidro = mais de 10 mil anos

14. Palito de Fósforo = 6 meses

15. Sacos Plásticos = 30 a 40 anos

16. Pneus = mais de 100 anos