segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Será o fim?

O Brasil e mais quatro países da América do Sul assumiram o compromisso de erradicar o trabalho infantil. A Agência Brasileira de Cooperação (ABC) vai repassar US$ 2 milhões, por cerca de dois anos, para que Brasil, Bolívia, Equador, Paraguai executem os projetos que propõem estratégias conjuntas para acabar com a exploração do trabalho de crianças e adolescentes.
Os cinco países se comprometeram a erradicar o trabalho infantil até 2.020, isto não vai depender do governo, mas dependerá das organizações e da conscientização de cada um. Não há números precisos sobre o trabalho infantil na Bolívia, no Equador, Paraguai e Timor Leste, no Brasil estes números chegam a 1,2 milhão de crianças e adolescentes de 5 a 13 anos em 2007.
A diretora do Programa Internacional para Erradicação do Trabalho Infantil, Michel Jankanish, elogiou o desempenho do Brasil no combate ao trabalho infantil. "Como parte do movimento pelo fim do trabalho infantil, o Brasil foi além. Essa cooperação [por meio dos projetos firmados hoje] é que permitirá o diálogo e o respeito pelas diferenças", disse.

Agora sim, será que nossos políticos resolveram cuidar do futuro da nação? Afinal que país é esse? Ou melhor, que países são esses? Que pessoas são essas? Pessoas que exploram fisicamente crianças e jovens? Quando é que poderemos ver crianças curtindo sua infância brincando de peão? Pega-pega? Esconde-esconde? O que nos falta é cobrar de nossos lideres para que o programa seja cumprido.

Um comentário: